Institucional

 

 

A ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA UNICAMP AAPU foi criada na data de 12 de setembro de 1997, quando servidores aposentados da Unicamp, e alguns pensionistas, se reuniram em Assembléia, com o intuito de discutirem e deliberarem sobre a criação de uma entidade civil, não governamental, sem fins lucrativos, destinada a incentivar, estimular, fomentar e gerar ações, programas, projetos e atividades voltados para os servidores, aposentados e pensionista da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, bem como, a colaborar, de modo especial, no desenvolvimento da Universidade, traduzindo a vontade de dezenas de outros aposentado da UNICAMP, da existência da Associação, que já vinha sendo cogitada há algum tempo por ex-servidores docentes, técnicos e administrativos, que constataram a importância de um instrumento de ação jurídica e social em prol dos direitos e interesses, nem sempre respeitados, dos servidores aposentados, e que também  atuasse como veículo de colaboração com a Universidade.

A Associação dos Aposentados e Pensionistas da Unicamp é uma entidade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, e tem sua sede na cidade de Campinas, Estado de São Paulo.

A ASSOCIAÇAO, cuja duração é por prazo indeterminado, poderá manter representações ou escritórios em qualquer parte do territorial nacional.

A ASSOCIAÇÃO será regida pela legislação vigente no País, por este Estatuto e pelo regimento interno.

A ASSOCIAÇÃO tem por finalidade:

Contribuir para identificação, estudo, pesquisa e soluções de problemas de interesse dos aposentados da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e pensionistas dependentes de ex-servidores, incluindo ações administrativas e judiciais destinadas à proteção e defesa de interesses difusos ou coletivos;

Estimular ações que visem cooperar no desenvolvimento qualitativo da UNICAMP, interagindo com a comunidade em geral;

Organizar e manter dados informatizados sobre os servidores e empregados aposentados da UNICAMP e pensionistas, com vistas a estimular o respeito à dignidade do aposentado, e a prevenir e defender seus direitos e interesses, incluída a possibilidade de a UNICAMP aproveitar, de acordo com a legislação e a especificidade de programas de ensino, pesquisa e prestação de serviços, os conhecimentos e a experiência profissional de docentes e não docentes aposentados;

Coletar e manter atualizada a legislação aplicável aos servidores ativos da UNICAMP, para o efeito de sua extensão e aplicabilidade aos aposentados e pensionistas;incentivar e promover reuniões, debates, seminários e conferências sobre assuntos relacionados com sua finalidade, especialmente políticas financeiras, legislação de pessoal e Administração Pública, visando apresentar sugestões que possam contribuir para sua melhoria e eficiência;

Manter estreito relacionamento com os servidores, aposentados e pensionistas, associados ou não, bem como com a UNCAMP e a comunidade em geral;

Promover intercâmbio de conhecimentos e experiências por meio de convênios com entidades congêneres;

Acompanhar, na UNICAMP, a situação geral dos aposentados, pleiteando o que for de interesse coletivo e apoiando, se necessário, pretensões individuais legitimas;

Prestar assistência jurídica aos associados, em juízo ou fora dele, no que diz respeito aos direitos e interesses funcionais, nos termos a serem fixados pela Diretoria Executiva;

Relacionar-se com a Administração Superior da UNICAMP, de forma a fornecer-lhe sugestões e subsídios capazes de influir nas decisões de interesse de seus associados no que concerne aos respectivos direitos e deveres;

Pleitear pela sua     representação nos órgãos dirigentes da UNICAMP;

Pugnar pela criação do Instituto de aposentadoria e pensões dos servidores da UNICAMP; e

Organizar, estimular e programar ações de fortalecimento e defesa dos direitos do consumidor associado.

Interagindo com o Conselho Superior e a Diretoria Executiva funcionarão, na estrutura da ASSOCIAÇÃO, coordenadorias, departamentos e assessorias especiais correspondentes às várias áreas de atividade da Entidade.